Automação de processo de negócio (BPM)


Para melhor compreender as razões pelas quais a sua empresa deve olhar para BPM (Business Process Management), primeiro é necessário entender o seu significado. Para alguns, BPM está relacionado a tecnologia da informação. Uma ferramenta que tem por objetivo a automação de processos.

Para outros, BPM é uma forma de otimizar processos e está relacionado a metodologias que visam a eficiência, a redução de perdas e qualidade do serviço, tais como: Six Sigma, Lean, CI e TQM.

Para outros ainda, BPM descreve, ao mesmo tempo, como o trabalho é realizado, e como as mudanças nas tarefas são incorporadas.  

Ainda que estas definições não estejam totalmente incorretas, individualmente, elas adotam uma perspectiva muito singular das funções do BPM.

Mais do que as definições acima, BPM deve ser visto como uma abordagem que inclui um conjunto de disciplinas, tecnologias e metodologias para tratar processos, automatizados ou não, visando alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos de negócio.


Estima-se que o mercado global de BPM será de US$14 bilhões em 2021, uma evidência de que as empresas estão seguindo este caminho em suas estratégias.

Cerca de 46% das empresas olham BPM apenas como uma forma para reduzir custos, mas os benefícios vão bem mais além.

As empresas com um nível maior de maturidade em BPM apontam benefícios significativos para o negócio, tais como:

Redução do “cycle time”

90%

Aumento da produtividade

50%

Melhoria da qualidade

80%

Redução de custos

35%

Aumento da receita

40%

Aderência aos requerimentos regulatórios

100%

Outros benefícios de negócio conferidos

  • Gerenciamento de riscos
  • Melhoria na satisfação do Cliente
  • Vantagem competitiva
  • Agilidade na transformação e inovação

Benefícios no plano operacional

  • Redução ou eliminação de erros humanos
  • Eliminação do “caminho curto” (que contorna tarefas importantes)
  • Consistência na correta execução de tarefas e sequenciamento
  • Entendimento por parte de todos os colaboradores na execução de suas tarefas
  • Visibilidade dos indicadores de produtividade dos colaboradores em todas as tarefas
  • Visibilidade de tarefas sensíveis ao aumento do volume de trabalho (novos gargalos)
  • Transparência na atribuição de responsabilidades para colaboradores (accountability)
  • Visibilidade para os gestores das métricas associadas ao serviço realizado, eficiência, qualidade e resultado alcançado

O sucesso das empresas está relacionado com a capacidade de transformação da organização frente aos novos desafios, mas apenas poucos líderes reconhecem que BPM pode ajudá-los.

O nível de maturidade de BPM nas empresas é ainda muito baixo globalmente.

O gráfico abaixo é resultado de uma pesquisa recente realizada com mais de 200 empresas em uma economia emergente e aponta que apenas 4% das empresas mede e gerencia processos corretamente documentados.

Processos são repetíveis, mas não gerenciados

Processos são definidos, documentados, repetíveis, mas não medidos

Processos são definidos, medidos, mas não gerenciados

Processos não repetíveis

Processos são gerenciados e medidos

Qual o seu nível de maturidade em relação ao BPM?


A Citrine Consulting possui uma metodologia estruturada para avaliar o nível de maturidade na gestão dos processos de negócio das empresas e ajudar no planejamento e na implementação de uma estratégia sólida de BPM para a sua empresa.

De uma forma muito simplificada, as perguntas abaixo relacionadas podem revelar o nível de maturidade de sua empresa:

  • Há uma cultura de processos na empresa?
  • A liderança da empresa compreende que os processos são importantes para atingirem os objetivos estratégicos de negócio?
  • A liderança da empresa, conhece a prática de BPM?
  • Os principais processos da empresa estão devidamente documentados?
  • Todos os colaboradores que atuam, por exemplo, em um processo de missão crítica, conhecem o seu papel e responsabilidades?
  • As métricas relacionadas aos processos são extraídas e analisadas
  • Os ajustes e transformações destes processos são embasados nestas análises?
  • A empresa possui metodologias e ferramentas para efetuar as diferentes etapas do ciclo de melhoria contínua dos processos, incluindo, por exemplo: análise, modelagem, automação, execução, monitoramento e otimização?

Como podemos ajudar a sua empresa?


As iniciativas de revisão da estrutura existente e planejamento de segurança da informação podem assumir diferentes objetivos e escopo variado, dependendo da necessidade da empresa. Incluímos abaixo um exemplo que pode ser aplicado a sua empresa:

Planejamento Corporativo
Melhoria nos processos de negócio

Tendo como objetivo principal promover o alinhamento entre os principais processos de negócio com os objetivos estratégicos da empresa, esta iniciativa gera um plano de melhorias a nível corporativo para os processos de missão crítica.

Revisão de processo de negócio

O fluxo existente de atividades e informações é analisado e todos os atributos, incluindo: o alinhamento com objetivos estratégicos, desempenho, custos, controles, automação, escalabilidade e aderência aos requerimentos regulatórios. O desenho do processo com base nas melhorias identificadas é realizado, metas definidas e um plano de implementação produzido.

Business Process Management
Definição da arquitetura tecnológica

Definição de uma arquitetura tecnológica corporativa adequada para a automação de processo. A abrangência dos serviços da arquitetura deverá ser definido podendo incluir serviços de modelagem, construção de fluxos, simulação, execução e monitoramento de processos. Poderá incluir serviços complementares, tais como: ECM, Process Mining Decision Management, iBPM, Robotic Process Automation (RPA)

Business Process Management
Automação de processos

Automação de um novo fluxo de atividades e informações utilizando a solução de BPM adotada pelo cliente, incluindo: ferramentas de modelagem de processos, simulação, serviços de integração de dados, construção, testes, monitoramento e análise das métricas, estabelecendo um processo de melhoria continua além de proporcionar inteligência na gestão do processo através da disponibilização de dados.

Porque a Citrine Consulting?


A Citrine Consulting possui amplo conhecimento e experiência na revisão, desenho e automação de processos de negócio. Os seus profissionais receberam o prêmio global da WfMC1 (Workflow Management Coalition) por excelência em BPM2 devido ao seu projeto de automação de processo de abertura de relacionamento para Clientes no setor financeiro, permanecendo entre os 10 melhores projetos do mundo em 2013.

Com base na experiência e sucesso deste e vários outros projetos, a Citrine Consulting desenvolveu a sua metodologia, frameworks e modelo de de referência de arquitetura tecnológica para auxiliar as iniciativas junto aos seus Clientes.

1 A WfMC foi fundada em 1993 e possui aproximadamente 300 empresas de software e serviços, incluindo: IBM, Hewllet-Packard, Fujitsu, ICL, Staffware e outras grandes empresas do setor de software. A WfMC define padrões e melhores práticas de workflow, BPM, XPDL (XML Process Definition Language), BPSim (Business Process Simulation), Wf-XML (OASIS asynchronous services access protocol),

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