Revisão / Simulação dos processos de negócio


As empresas modernas buscam continuamente pelas oportunidades que geram valor para seus Clientes, reduzem custos e melhoram o desempenho de seus colaboradores.

Estas oportunidades se desdobram em diferentes ações de melhoria, dentre as principais, destacamos a revisão dos processos de negócio.

A revisão de processos de negócio tem por objetivo identificar e implementar melhorias a partir da análise do fluxo de atividades e informações, proporcionando benefícios importantes para as empresas.


Por que fazer a revisão de processos de negócio é importante?

A dinâmica dos negócios no mundo digital requer mudanças e atualizações frequentes nas empresas para permanecerem competitivas. Atender as demandas cada vez mais exigentes dos Clientes, introduzir inovação em produtos e serviços, cumprir exigências regulatórias, reduzir custos e melhorar o desempenho dos negócios são estes, todos bons exemplos de mudanças que exigem revisão dos processos.

Os benefícios deste trabalho são vários. Relacionamos abaixo os principais:

  • Maior eficiência dos processos por meio da automação e otimização de tarefas antes realizadas manualmente
  • Eliminação da redundância e retrabalho
  • Redução do número de colaboradores dedicados
  • Padronização e transparência do processo
  • Documentação e visão “end-to-end” das atividades do processo, facilitando a iniciação de novos colaboradores
  • Maior alinhamento de processos de negócio e objetivos estratégicos
  • Reforço na aderência aos requerimentos de compliance
  • Captura de todos os dados relativos ao processo, oferecendo oportunidades de aprimoramento contínuo do processo e inteligência para o negócio
  • Maior rastreabilidade e controle dos processos através do monitoramento em tempo real
  • Maior satisfação dos Clientes devido a agilidade do processo e tempo de resposta as demandas

O que as empresas estão fazendo?


Uma pesquisa realizada recentemente com 184 empresas em vários países do mundo confirma o crescimento e a importância do trabalho de revisão de processos de negócio:

Quais são os principais motivadores da empresa para conduzir a revisão de processos de negócio?

Redução de custos e melhoria de produtividade

Competividade (melhoria de produtos, novos produtos, etc.)

Necessidade de melhorar a satisfação dos clientes

Agilidade nos processos de gestão corporativa

Mudança nos requerimentos regulatórios

Agilidade na gestão dos recursos de TI

Redução da resistência cultural sobre processos

Necessidade pontual

Outros

A prática de revisão de processos e tecnologias associadas contribuiram para melhorar a eficiência de processos e satisfação dos clientes da empresa?

Concorda

Não sabe

Discorda

Em relação aos processos, qual é o foco da organização?

Crescimento em relação aos 3 anos anteriores

Manteve/diminui em relação aos anos anteriores

A empresa está conduzindo projetos de melhorias em processos de negócio no momento?

Qual foi o orçamento da empresa para as iniciativas de melhoria de processos de negócio?

Como o orçamento para as iniciativas de melhoria em processo ira evoluir nos próximos dois anos?

Como podemos ajudar a sua empresa?


A revisão e automação de processos de negócio pode tomar várias formas dependendo da necessidade da empresa. Relacionamos abaixo alguns exemplos que podem ser aplicados:

Planejamento Corporativo
Melhoria nos processos de negócio

Tendo como objetivo principal promover o alinhamento entre os principais processos de negócio com os objetivos estratégicos da empresa, esta iniciativa gera um plano de melhorias a nível corporativo para os processos de missão crítica.

Revisão de processo de negócio

O fluxo existente de atividades e informações é analisado e todos os atributos, incluindo: o alinhamento com objetivos estratégicos, desempenho, custos, controles, automação, escalabilidade e aderência aos requerimentos regulatórios. O desenho do processo com base nas melhorias identificadas é realizado, metas definidas e um plano de implementação produzido.

Business Process Management
Definição da arquitetura tecnológica

Definição de uma arquitetura tecnológica corporativa adequada para a automação de processo. A abrangência dos serviços da arquitetura deverá ser definido podendo incluir serviços de modelagem, construção de fluxos, simulação, execução e monitoramento de processos. Poderá incluir serviços complementares, tais como: ECM, Process Mining Decision Management, iBPM, Robotic Process Automation (RPA)

Business Process Management
Automação de processos

Automação de um novo fluxo de atividades e informações utilizando a solução de BPM adotada pelo cliente, incluindo: ferramentas de modelagem de processos, simulação, serviços de integração e dados, construção, testes, monitoramento e análise das métricas, estabelecendo um processo de melhoria contínua além de proporcionar inteligência na gestão do processo através da disponibilização de dados.

Porque a Citrine Consulting?


A Citrine Consulting possui amplo conhecimento e experiência na revisão, desenho e automação de processos de negócio. Os seus profissionais receberam o prêmio global da WfMC (Workflow Management Coalition) por excelência em BPM devido ao seu projeto de automação de processo de abertura de relacionamento para Clientes no setor financeiro, permanecendo entre os 10 melhores projetos do mundo em 2013.

Com base na experiência e sucesso deste e vários outros projetos, a Citrine Consulting desenvolveu a sua metodologia, frameworks e modelo de referência de arquitetura tecnológica para auxiliar as iniciativas junto aos seus Clientes.

A WfMC foi fundada em 1993 e possui aproximadamente 300 empresas de software e serviços, incluindo: IBM, Hewllet-Packard, Fujitsu, ICL, Staffware e outras grandes empresas do setor de software. A WfMC define padrões e melhores práticas de workflow, BPM, XPDL (XML Process Definition Language), BPSim (Business Process Simulation), Wf-XML (OASIS asynchronous services access protocol),

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